ARTHUR

Lilypie Kids Birthday tickers

DANIEL

Lilypie Fourth Birthday tickers

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Livro "Nana nenê" - principais ensinamentos



Li o livro "Nana nenê" e gostei muito. Conheço muitas mães que aplicaram seus ensinamentos e obtiveram sucesso. Então, tentarei fazer um brevíssimo resumo (para quem não puder ler o livro todo) com as informações que, acredito eu, são as mais importantes. Mas há muitos detalhes úteis que não coloquei aqui.

1º. O bebê não deve ser o centro da família, mas fazer parte dela, preservando a relação entre os pais. Ao manter o casamento como um relacionamento prioritário, você simultaneamente ergue uma barreira contra a criação centrada nos filhos. As dicas são: a) lembrar-se que a vida não pára quando se tem um bebê; b) namorar seu cônjuge; c) continuar fazendo ao cônjuge coisas especiais que eram feitas antes dos filhos chegarem; d) convidar os amigos para ir à sua casa; e) cultivar momentos juntos na presença das crianças, explicando a elas que é um momento especial para a mamãe e o papai ficarem juntos. Isso proporciona uma expressão visual de sua união, em que a criança pode avaliar o relacionamento amoroso entre a mamãe e o papai, e ter satisfeita essa necessidade interior.

2º. Há uma filosofia de alimentação fortemente combatida no livro, que é a da rotina alimentar determinada pelas exigências do bebê. Essa teoria pressupõe que: o bebê sabe o que é melhor para si; o sinal para amamentar é o choro do bebê; e, cada choro é um pedido de alimento. A filosofia que é proposta no livro é a da alimentação orientada pelos pais (AOP), com duas premissas básicas: a) quando uma mulher se torna mãe, ela não deixa de ser esposa, filha, irmã, amiga, ou vizinha; b) um bebê deve ser alimentado quando avisa que está com fome.

3º. A AOP é constituída de três atividades básicas: hora de comer, hora de ficar acordado e hora de dormir. O estabelecimento de horários é de extrema importância para a criança. O primeiro passo para estabelecer a continuidade do sono à noite é determinar o mesmo espaço de tempo entre uma amamentação e outra. Na grande maioria dos casos, até a 12ª semana o bebê estará dormindo de 10 a 12 horas por noite.

4º. Quando há uma rotina consistente dos horários de alimentação, os padrões de sono noturno se estabilizam. O fator determinante é seguir uma rotina alimentar com um mínimo de duas horas e meia entre o fim da última mamada até o começo da próxima (com uma média de 15 minutos em cada seio). Essa rotina permite também que o bebê seja colocado no berço ainda acordado, sem a necessidade de mecanismos de indução como ninar/embalar o bebê, ou ainda, dormir com ele.

5º. Para saber se o bebê está crescendo de forma saudável, alguns indicadores devem ser observados: a) o bebê molha de 5 a 7 fraldas por dia; b) a urina do bebê é clara (e não amarela); c) o bebê suga com força e você pode ouvi-lo engolir nitidamente quando está mamando; d) o bebê é esperto e tem reações rápidas quando está acordado; e) o bebê dorme durante o intervalo entre as mamadas; f) o bebê está ganhando peso e crescendo.

6º. Como já foi dito, há três atividades básicas que devem ser seguidas: hora de comer, hora de ficar acordado e hora de dormir. HORA DE COMER: O tempo entre as amamentações pode ser medido do início de uma mamada ao início da outra, ou do final de uma ao final da seguinte. Por exemplo, um ciclo de amamentação de 3 horas significa que decorrem 3 horas do início de uma mamada ao início da próxima. Na prática, o bebê vai mamar duas horas e meia após o final da mamada anterior, levando em conta os 20 a 30 minutos exigidos para a amamentação em si. HORA DE FICAR ACORDADO: Após a mamada, deve-se tentar manter o bebê acordado por aproximadamente 1 hora. Por exemplo, ele mama das 07h00 às 07h30, fica acordado até às 08h30 e depois dorme até a próxima mamada, que, neste caso, deve ser às 10h. Para manter o bebê acordado você pode conversar ou ler para ele, dar banho, passear ou brincar com ele. Não balance nem sacuda o bebê para mantê-lo acordado. Se nada funcionar, coloque-o para dormir, mas não dê de mamar antes do início do ciclo seguinte. HORA DE DORMIR: Quando chegar a hora de dormir, o bebê deve ir para o berço. As sonecas não devem ser uma opção baseada nos desejos do bebê. Os recém-nascidos dormem de 16 a 20 horas por dia. Nas primeiras duas semanas, em que geralmente o bebê se mostra bastante sonolento, você deve acordá-lo durante os períodos de amamentação, evitando assim que o bebê tome pouca quantidade de leite. Mamadas curtas e freqüentes durante o dia são inimigas do sono noturno. Se o bebê pegar no sono ao peito, mesmo contra seus melhores esforços para mantê-lo acordado, então coloque-o para dormir até, no máximo, a hora da próxima mamada. Por outro lado, se ele acordar cedo demais entre as mamadas, você deve se esforçar para mantê-lo acordado por mais tempo antes de colocá-lo no berço para as sonecas.

Bom, é claro que têm muito mais informações importantes no livro, mas, para mim, as que coloquei acima foram as mais marcantes. Qualquer dúvida, é só perguntar.


ATUALIZADO EM DEZ/2012

Meu filho mais novo, Daniel, de 1 ano e 6 meses, dorme em seu bercinho a noite toda, desde os primeiros meses. Mas, ainda hoje, coloco ele no berço acordado (quando não dorme mamando) e fico sentada ao lado, olhando pra baixo, sem que ele veja meus olhos. Isso porque se ele vê meu rosto, começa a querer brincar, dar risada, mexer comigo. Então, fico imóvel, sem falar nada, olhando pra baixo e ele logo adormece.

Agora que ele já está mais seguro, que sabe que não vou abandoná-lo, que estou sempre por perto, às vezes, digo que vou pegar alguma coisa, saio do quarto e ele dorme sozinho. Agora, se saio sem dizer nada ele abre o berreiro.

Uma vez, saí do quarto e ele ficou chorando. Deixei ele sozinho uns 3 minutinhos, pra ver o que acontecia, se ele iria parar de chorar ou não. Só escutei uma barulhão! Ele caiu do berço! Ou seja, NUNCA MAIS deixei ele chorando no berço. Cada um, cada um!

ATUALIZADO EM 09/03/2013

Agora o Daniel não chora mais quando saio do quarto. Tanto na soneca da tarde quanto de noite, eu o coloco acordado no berço, dou um beijo de boa noite (ele corresponde) e saio. E ele dorme. Às vezes o escuto conversando sozinho, mas logo logo adormece.

NÃO POSSO MAIS ENVIAR O LIVRO EM PDF PORQUE HÁ MUITAS SOLICITAÇÕES E NÃO ESTOU TENDO TEMPO PARA ATENDER AOS INÚMEROS PEDIDOS.

591 comentários:

  1. Este livro é aquele do método de deixar chorar no berço? Por que se for, ele deveria ser proibido!É desumano este tipo de ensinamento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa ! Que horro esse livro...usem a intuição mamaes e papais...amor, carinho e contato fisico..

      Excluir
  2. Gostaria de saber se dentro do método do livro, você usou o de deixar o bebê chorando até se cansar e dormir? Pois eu tenho uma bebê de seis meses e ela dorme a noite toda sem ter que deixá-la chorar exaustivamente. Ao contrário, é com aconchego e carinho e cançõesl de ninar que a embalo e a coloco no berço.

    ResponderExcluir
  3. Olá, ANÔNIMOS! Sim, esse livro realmente ensina a deixar o bebê chorando no berço até dormir, mas eu nunca consegui fazer isso. Deixei no máximo, 5 minutos! E o Arthur, desde os primeiros meses, sempre dormiu a noite toda, também com muito carinho e aconchego! Porém, os demais ensinamentos que eu resumi no post são muito válidos, principalmente o da rotina alimentar.

    PS.: Conheço mães que seguiram TODOS os ensinamentos do livro, inclusive o de deixar o bebê chorando até dormir, e, hoje, já crescidas, não me parece que as crianças são traumatizadas ou coisa parecida. A filosofia do livro é que, quanto mais independente a criança for, melhor pra ela.

    Acho que um estudo a esse respeito daria uma boa tese!

    Há até um movimento contra esse livro, por conta desse ensinamento de deixar chorando até dormir, porém, há outras instruções que podem ser muito úteis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o pediatra do meu filho me ensinou deixar chorar no berco, hj ele tem 1 ano e 4 meses, faz do meu peito uma chupeta e nunca dormiu, estou criando coragem para usar a técnica, pois nao aguento mais passar noites em claro sem ele esquecer o peito! Ando muito angustiada com essas mamadas noturnas, mas claro que priorizo o carinho e a atencao, mas estou curiosa para usar a técnia, ele nao fica com ninguem a noite, nao posso fazer nenhum programa a 2 sem ele!

      Excluir
  4. Oi Gente, usamos o à risca o método aqui com nosso pequeno. E, apesar de parecer, não dá pra dizer que tudo o que o livro diz é só 'deixar chorando até dormir'.

    O principal ponto do livro é a ROTINA. O bêbê precisa saber o quê e quando vai acontecer, todo dia, sempre do mesmo jeito. Assim ele fica calminho, sem se estressar com incertezas.

    Nosso pequeno no primeiro dia ficou 15min até pegar no sono(de 5 em 5 minutos a gente vai até o quarto pra dizer o qto amamos e que só estamos ensinando um hábito saudável), no segundo dia dormiu antes dos primeiros 5 minutos. Do terceiro dia em diante é só dizer 'boa noite filho!' depois de cantar ou contar uma historinha que ele se agarra no ursinho 'juca' e dorme feito anjo.

    Temos um amigo que também seguiu o livro e a pequena dele, hoje com 3 anos, vejam que maravilha, AVISA que está indo dormir, dá boa noite, pega seu 'juquinha' e se manda pro quarto.

    Não estou defendendo o livro, só digo que o principal ensinamento do livro é a ROTINA, o restante apresentado são ferramentas para atingir essa rotina.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Olá Mariana, estou grávida tb pela primeira vez, c/ apenas 3 meses, mas recentemente li o livro e gostei bastante. Também vi na internet que há campanhas contra o livro, as quais argumentam que o foco principal do livro é deixar o bebê chorar. Nada a ver! Como o Marcel aí em cima falou, o livro fala sobre como estabelecer ROTINA e como educar seu filho inserido numa FAMILIA. Não sei como serei como mãe, mas posso dizer como médica (sou médica de família) o quanto vejo ser prejudicial a falta de rotinas nas vidas das crianças e o quanto é prejudicial a educação centrada no filho e não na família. Estes sim ficam inseguros e extremamente suscetíveis a quaisquer decepções na vida. Nos meus contatos de amigos e familias é a mesma coisa: as crianças mais inteligentes, educadas, independentes estão em famílias que funcionam bem e quem tem uma rotina.
    Bjs e boa sorte!

    ResponderExcluir
  6. Olha, meu bebê está com 10 meses e até então segui o método "Deixar o bebê ditar as regras" e sabem o que ganhei com isto? Muito stress, depressão e quase fim do meu casamento, pois ele acorda de 5 a 6 vezes por noite e só quer o meu colo e eu e meu marido começamos a brigar como dois loucos. O pior de tudo é que meu bebê não consegue relaxar e ter um sono tranquilo passando o dia todo nervoso. Procurando uma solução consultei um médico super renomado com 40 anos de carreira e me receitou o livro nana nenê. Estou começando a por em prática e logo na primeira noite, após chorar uma hora, meu bebê dormiu por 8 horas seguidas e ficou muito feliz durante todo o dia seguinte, o que me pareceu um milagre. Durante a hora que ele chorou fiquei ao lado dele todo o tempo e posso garantir que ele não sentiu insegurança. Me resta então uma pergunta a vocês que condenam o método do livro: Quando seus bebês tiverem 15 ou 16 anos, vocês continuarão os deixando ditar as regras? Ou simplesmente vão tentar impor seus limites pela primiera vez, ainda que tardiamente?

    ResponderExcluir
  7. Meu bebê está com quase 2 meses e desde então, mal tenho tempo para minhas necessidades básicas, como tomar banho e etc. Meu apartamento tá uma zona. Seria isso normal? Não creio. Como fazem as mães de múltiplos? E que tipo de mãe vou ser se continuar tão esgotada? Que falem sobre esse método quem estiver sentindo na pele o que mães como eu vem passando. Estou na internet procurando forças pra essa noite mesmo iniciar o Nana Nenê. Que Deus me ajude.

    ResponderExcluir
  8. Oi gente.
    Tenho dois filhos(tive também um a menina chamada Débora-que Deus levou para si com 2,5meses), com o primeiro apliquei o método ensinado por muitos pais, avós, vizinhos,etc; que acaba sendo: se seu filho(a) for calminho, parabéns! Ele vai dormir a noite toda. Agora se não,atenda todos os resmungos dele,e vire um zumbi e tenha um relaciomento stressante com ele; sem rotina, vida além do berço, etc.
    Eu que tinha um sono profundo, passei a acordar até 10 vezes em uma noite p atender ao choro dele(não sou de achar que é minha mulher que tem que cuidar sozinha, colocava nos seios dela p mamar)- virei um zumbi-e ele tornou-se um menino nervoso, stressado.
    Já com o caçula, um casal de enfermeiros, amigos abençoados, nos emprestou o livro e aplicamos; não é fácil(como dizem os autores o choro é tão enervante que parece durar muito mais do que realmente durou), mas é mil vezes melhor do que achar que o bebê é como qualquer animal mamífero que será guiado por seus instintos e não ensinado.
    Desde a mais tenra infância o mais novo dorme no mínimo 12 horas por noite(nos assustamos o dia que ele dormiu 16!), criança elétrica, inteligente, super-saudável e calma; relacionamento bem mais agradável e tranquilo.
    E todos os outros casais a que temos recomendado o livro tem tido resultados vem parecidos. Não defendo como única forma, mas é uma que tem se mostrado bastante benéfica para a criança e para a família(não esquecendo inclusive que a mulher é mãe, mas ainda é mulher; e o marido é pai, mas ainda é marido).
    Para nós este livro foi um dos melhores "conselhos" já recebidos.
    Álissom e Adriana(pais de um de 5 anos e outro de 12).

    ResponderExcluir
  9. Meu filho até 2 meses fiz o que todos mandam: carinho, atenção, peito toda hora, dormir junto, balançar, dar colo...
    Quanto mais eu vazia mais ele era chorão, irritado, acordava 8X por noite. Enfim, virei uma mãe irritada com meu próprio filho, meu casamento um caos, minha vida uma loucura, um sofrimento.
    A partir do momento que criei coragem pra colocar em prática os ensimamentos do livro, vi resultados na segunda semana.
    Nos primeiros dias ele chorou SIM, não mais que 10 minutos pois eu não conseguia escutá-lo chorar... Mais... com o tempo elefoi se acostumando. Hoje (depois de 2 semanas com o livro) ele ainda não dorme sem ser embalado antes, mas está calmo, quase não chora, acorda só UMA vez por noite, mama e dorme novamente sem embalar...
    Antes eu tivesse colocado o livro em pratica assim que meu filho nasceu!

    ResponderExcluir
  10. Tenho uma filha de 10 meses e posso garantir que a leitura do livro foi como um milagre em minha vida...Quando ela tinha 2 meses cheguei a desmaiar com ela nos braços de tanto cansaço por não dormir.
    Não é fácil aplicar a técnica por diversos motivos, dó, sentimento de culpa, de ser uma ma mãe..Mas me dediquei e deu certo. Vale lembrar que a criança não fica abandonada no quarto chorando sozinha, existe toda uma tabela de tempo onde os pais devem retornar ao quarto p dizer o quanto a crinaça é importante, AMADA, mas que é hora de dormir.
    Indico a todos, sim, a leitura e prática, claro que cada pai e mãe deve conhecer tbm muito bem a saúde do filho antes de colocar em prática os ensinamentos,uma criança doente, com algum outro problema de saúde, com dor não consegue domir mesmo.

    ResponderExcluir
  11. olá. o meu bb tem 2 meses e meio. Estou exausta, sem força nem paciencia por ouvir o meu bb chorar tanto. parece que o tempo e o volume do choro pioram. á noite mama as 23h30, 2h30, 5h30 mas é um calvário para ele voltar a adormecer, depois ás 6h30 acorda de novo e é um escandalo, já nao quer dormir mais. durante o dia nao aguenta quase tempo nenhum acordado sem chorar, as vezes acalma se o pego ao colo, outras vezes nem assim. Amo-o muito mas estou a ficar vazia por dentro, até tenho medo de sociabilizar com medo do choro dele e com vergonha da minha cara de zumbi. será que esse método dá para iniciar nesta altura com o bebe de 2,5 meses?

    ResponderExcluir
  12. Querido anônimo. Dá para iniciar o método quando quiser. Tem comentários aí acima de mães que começaram na mesma época que vc e obtiveram sucesso.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Olá mari, como faço para enviar um email para alguém que fezum comentário neste tópico? É com a Viviane que preciso falar, pois meu caso é muito parecido com o dela (minha filha só vem comigo, acorda muito, rejeita o colo do pai, já brigamos muito por isso e eu estou acabada!) e gostaria de saber alguns detalhes com ela... meu email é fernandatorres20@hotmail.com, você me ajuda com isso? Muiiiito obrigada! A proposito, parabéns pelo blog, leio sempre, dicas muito proveitosas!

    Fernanda

    ResponderExcluir
  14. Tenho duas filhas, uma de sete anos e outra com cinco meses. Apliquei o método com as duas e nunca as deixei chorando no berço pois iniciei a partir do primeiro mês as rotinas de amamentação e tempo entre as mamadas.Elas logo se adaptaram e passaram a dormir a noite toda. Depois da última mamada elas já dormiam direto sem precisar ficar no berço chorando. Durante o dia, as sonecas eram sempre no berço. Ficava por perto com elas até elas pegarem no sono. Não tive nenhuma dificuldade. A minha filha de sete anos e muito independente e feliz e a pequenina está sendo mais ainda. Recomendo ao menos a leitura do livro que não é só de regras mas também é muito edificante.

    ResponderExcluir
  15. OI Pessoal, li o livro Nana Nenem quando ainda estava grávida, minha fiha agora está com 2 meses, e foi uma benção em minha vida.
    Como informado pela maioria, o melhor é o estabelecimento da Rotina.
    As pessoas tem que entender que o choro do bebê é a comunicação natural dele, ele não chora só por fome, ou por dor.. e isto que é dificil as pessoas entenderem, deixar o bebê chorar para dormir é normal, é uma habilidade que ele precisa adquirir.. agora se a mãe quer ficar embalando com o risco do bebê acordar assim que colocado no berço, vai sofrer a vida toda..E como o livro mesmo diz, é confortante ver que aquele escandalo todo passou depois de 15 20 minutos.. Eu indico a todas mães a leitura e prática deste livro, é terrivel ver mães cansadas e irritadas.. a minha pequena já dorme das 23h as 07 da manhã;; e ainda mama só no peito...

    ResponderExcluir
  16. Oi amigas. Meu BB dormiu muito bem até os cinco meses e meio, então tive que voltar a trabalhar, foi aí que tudo mudou. Meu filho não dorme bem nem de dia nem de noite, não posso sair de perto que ele abre sua boquinha linda a chorar... parei de trabalhar mas mesmo assim não tem jeito. Me indicaram o livro hoje, mas existe alguma dica para que eu comece a aplicar antes de comprar e ler o livro??? Beijos

    ResponderExcluir
  17. Apliquei os ensinamentos do livro nana nenem,desde o nascimento do meu bebê,e com dois meses já dormia a noite toda.Foi uma benção esse livro!

    ResponderExcluir
  18. Gostaria de saber se alguém tem esse livro em PDF, me indicaram ele e quero começar o mais rápido possível, se alguém puder me enviar o livro por e-mail agradecerei. Meu e-mail é keila_mart@hotmail.com
    Obrigada.
    Adorei seu bog.

    ResponderExcluir
  19. São 06:13h e eu ainda não dormi! Tô ficando desesperada. O meu filho dorme a manhã toda, a tarde da uns cochilos, a noite, lá pelas 22h ele dorme e acorda 00:00h, e depois não dorme mais. Então, eu e meu marido passamos a noite toda acordados. Essa semana nós dormimos com ele pela manhã e nem tomamos café nem almoçamos. Pq vamos acordar depois do meio dia. Essa noite ele não dormiu e aqui estou. Acabei de ser grosseira com meu marido, e essa não é a 1ª vez. Agora o meu bebê de 2 meses e meio tá aqui do lado na maior agitação. Ele não tem horário de jeito nenhum. Pelo amor de Deus aguem me ajuda. Me diz o que devo fazer. Eu faço qq coisa pra acabar com isso...

    ResponderExcluir
  20. Oi Gente, minha dúvida é a seguinte: com quanto tempo começar a aplicar o nana nenê? Minha bb está 1 mês e meio e já dorme praticamente a noite toda, mas precisa sempre ser sembalada e já aconteceu de acordar 5 vezes seguidas ao ser colocada no berço! Sinto-me culpada em deixá-la chorar por ser tão pequena, mas, ao mmo tempo, sei da necessidade das regras...

    Alguém tem o livro em formato PDF? Se puderem me ajudar... hellenmachado2004@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olá.... li este livro ainda qdo estava grávida. Desde que minha Larissa nasceu apliquei o método e com 8 semanas já dormia a noite inteira. Mas não conseguia fazê-la dormir durante o dia e ela chorava bastante. Recentemente (ela está com 3 meses) mudamos de pediatra e então diagnosticamos refluxo (eu nem sabia que isso existia - coisa de mãe de 1ª viagem). Tadinha dela... estava sofrendo todo esse tempo e nós não sabíamos. Então, meu conselho para as mamães é que leiam o livro, coloquem em prática, mas se algo não der certo, investiguem bastante, pois pode ser que o bebezinho esteja com outro problema. Agora estamos tratando o refluxo, mas os resultados são demorados... estamos dando muito colo pra ela, pois quando deita a queimação é maior. Espero que quando ela estiver boa possamos retomar as estratégias do livro para o obter o sucesso que muitas já relataram por aqui! Se alguém tiver dicas pra mim, agradeço!

    ResponderExcluir
  22. OLá... amei o blog!!!
    Tenho uma filha de 1 ano meio... Estou desesperada!!!!!!! Ela não dorme direito, acorda umas 6x por noite, se mexe o tempo inteiro, chora e só se acalma se eu der mamadeira... Sei que não pode, mas ela chora desesperadamente, e no fim o cansaço toma conta de mim e do meu marido, que damos "mamazinho" pra ela. Estou preocupada, conversei com uma nova médica e ela me recomendou o livro, alguém tem ele em pdf?? Se alguem tiver pode me enviar para o e-mail joycemcorrea@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Olá meu nome é silvia,tenho um filho de 1 mes e meio,ele é bem tranquilo,acorda somente uma vez a noite, mas gostaria se pssivel que me enviasse a tabela de horarios para faze-lo dormir no berço e não no colo.pois ultimamente ele acaba de mamar e dorme.não quero meu filho manhoso.e quero concertar enquanto ainda é cedo.Se der para enviar a tabela para mim meu email é silviadinali@yahoo.com.br
    Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  24. Olá,
    Meu bebê em 2 meses e quero começar a aplicar a técnica do Nana Nene mas estou com algumas dúvidas:
    Ja tentei a técnica de deixar o meu bebê chorar mas ela chegou a chorar 2 horas(com alguns intervalos de 15 min que ela cochilava, mas logo voltava a chorar). Neste caso, como devo proceder se completar o ciclo das 3 horas que ele tem que mamar novamente e ele não dormiu por ficar chorando? Começo o cliclo tudo de novo (mamar, brincar dormir)?
    Outra coisa....a minha filha está viciada no peito...mesmo que esteja sem fome, ela fica procurando o peito e se não dou, ela fica procurando e não dorme enquanto eu não ponho no peito..srá que consigo aplicar a técnica mesmo assim?

    ResponderExcluir
  25. Bem...Não estou sozinha no mundo! Ufa...
    O Gael nasceu em Maio,e está sendo um dos melhores da minha vida!
    Senão fosse a hora do sono,faço todos os dias o ritual do sono, onde ele se adaptou muito bem.Mas meu pequeno acorda muito durante a madrugada e para acalmá-lo só o peito. Dorme pouco durante o dia e tarde, qnd penso que a noite irá apagar ele me surprende. Meu mardo diz para me conformar pois nunca mas iremos dormir direito. Mas não quero aceitar. Estava um pouco relutante quanto ao livro,porém reconheço que eles necessitam de rotina e limites. Será que o livro surte efeito com ele.Já tem 4 meses?
    Beijos a todas mamães!

    ResponderExcluir
  26. que gente mais ignorante

    o choro é o único eio de comunicaçao oral de um bb.Se ele está chorando sem motivos uma hora vai parar.Agora eu tenho pena de mae que ficam nanando bb e depis eles crescem e dao na cara delas pois nao tem limites.
    criei meu filho na base do nana nene,hj é uma criança exemplo nao tem uma pessoa que nao elogie,chorou mto mas hj é so olhar que ele entende com apenas 3 aninhos.Esse livro é a biblia sagrada.

    ResponderExcluir
  27. Gente,após ler os comentários gostaria de deixar claro uma coisa que tb já me confundiu, existem dois livros chamados Nana Nenê, um é muito criticado onde o principal ensinamento é deixar o neném chorar, esse é do Estivill, Eduard / MARTINS FONTES, o outro que já li e pretendo praticar com meu filho que irá nascer daqui há 3 dias propõe uma ROTINA DE ALIMENTAÇÃO/VIGÍLIA/SONO, esse é do Gary Ezzo. Mesmo para quem nao quer seguir nehuma rotina sugiro a leitura desse livro, tem ensinamentos muito valiosos para toda família, quero muito seguir a proposta desse livro! Muitas vezes leio críticas duras ao Nana Nenê, mas como já disse quem critica está se confundindo.

    ResponderExcluir
  28. Gente minha filha esta com 7 meses e também é a mesma função, acorda de 2 em 2 horas na madrugada pra "mamar" mas na verdade só pega o peito e não suga,vou comprar este livro...mas já tentei deixar ela no berço e acalma-la....resultou em 2 horas de choro constante...até que desisti e dei o peito e ela dormiu, outra coisa: ela não pega mamadeira com leite de jeito nenhum...( já tentei NAN. NESTOGENO, NINHO...e todos os outros nem o L.M na mamadeira não aceita )se alguem souber alguma técnica? meu e-mail julia.paulino@terra.com.br

    ResponderExcluir
  29. Meu filho tem 2 meses e meio e nao dorme nada a noite.
    Qdo posso comecar o metodo,e que horas o coloco no berco.
    samia_malt@hotmail.com
    Me ajudem,estou apavorada.
    Grata

    ResponderExcluir
  30. Gente gostei muito dos comentarios mas queria saber qual dos livros vcs leram uma vez que vi que tem 2 livros com o mesmo nome. Se alguem tiver em PDF e puder me enviar.
    roberta@clan.com.br

    obrigada

    ResponderExcluir
  31. To com o mesmo problema com meu bebe de 9 meses...preciso ler o livro...
    Alguem por favor, tem o pdf...
    Eu agradeceria imensamente

    ResponderExcluir
  32. Olá, tenho uma bebe de 10 meses que nunca dormiu, nem de dia e nem de noite! Estou exausta! Alguem poderia me enviar o pdf do livro.
    Agradeço dsd já!
    Beijos em todos

    ResponderExcluir
  33. O Livro Nana nenê em questão é o dos autores Ezzo, G. e Bucknam, R.
    Gente, nunca tive problema com meus filhos para eles dormirem de noite. Vou contar a minha experiência para que possa ser útil para alguém: desde o primeiro dia em que chegaram da maternidade meus filhos dormiram em seus berços, dentro dos seus quartos. Nunca os levei para dormir no meu quarto. Se precisasse, eu levantava da cama e ia atendê-los. Após a última mamada da noite, coloco no berço, dou boa noite e tchau. Ficam lá e dormem. Com o Daniel (6 meses) está sendo assim. Com o Arthur foi a mesma coisa, mas, teve uma época em que eu tinha que ficar ao lado do berço até adormecer, conforme podem ler em alguns posts. Tem que ter paciência e não cair no erro de colocar para dormir entre o casal. Outra coisa... Sempre dei o mamá de 3 em 3 horas (às vezes menos, às vezes mais), pois isso regulariza o intestino e, consequentemente, o sono da noite. Bom, gente... É isso que eu fiz e faço e tem dado certo.

    ResponderExcluir
  34. Gente estou no mesmo barco que muitas de voces. Meu bebe está com 4 meses e estou acordando 5 vezes por noite no meio do maior berreiro.
    Tenho os 08 primeiros capitulos do livro. e estou precisando do restante. Tambem me coloco a disposição para enviar estes capitulos a quem desejar.
    andreiapaula@dviller.com.br

    ResponderExcluir
  35. Olá, minha bebê acabou de completar 7 meses. Realmente preciso mudar minha conduta antes que meu casamento acabe. minha filha só dorme comigo no peito, se saio de perto ela acorda, com isto meu marido passou a dormir no sofá e sinto que nossa relação está se esvaindo.
    Também ficaria muito agradecida se alguém me enviasse o que tiver do livro em pdf.
    Débora debora-web@hotmail.com

    ResponderExcluir
  36. Este livro é um absurdo! A criança precisa de AMOR, CARINHO, ATENÇÃO E UMA ROTINA que deve ser adquirida de forma saudável p/ mãe e para o bebe.
    O libro além de levar as mães a agirem de forma desumana com seus filhos ainda contem informações erradas, um exemplo e sobre trocar o bebe de peito a cada 15 minutos. o bebe deve mamar um peito ate se saciar, pois o leite do início da mamada é mais aguado e contém a maior parte das proteínas e açúcares. O leite do final da mamada é menos abundante mas tem mais calorias (é rico em gordura e vitaminas lipossolúveis). Muita falta de informação em um momento tão delicado da vida da mulher! ABSURDO!!!

    ResponderExcluir
  37. petuniaemarcia me mande seu e-mail que mando o livro em PDF pra vc. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Keila!!
      Tenho uma menina de 6 meses e o único "show" dela é na hora de dormir, por favor se puderes me enviar o livro em pdf , fico agradecida, meu e-mail é cybele.dsign@hotmail.com

      Obrigada

      Cybele

      Excluir
  38. Cristiani Mattos me mande seu e-mail que mando o livro em PDF pra vc. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Keila, li os comentarios e me identifiquei com algumas historias, por isso gostaria de te pedir que me enviassse o pdf. do livro para eu aplicar os metodos com a minha nenem de 4 meses. Meu e-mail e: telminhapaz@gmail.com. Beijos e boa sorte a todos!

      Excluir
    2. Keila,te peço por favor,se puder me envie o livro. estou desesperada!!! Meu email jakegois@hotmail.com

      Excluir
  39. Keila, pode mandar o livro para mim tbm? jufoliveira@gmail.com
    Minha bebezinha está com 6 semanas e acorda às 23hs, as 2:30 e as 6hs. Eu estou super cansada e não sei se posso tirar essa mamada da madrugada. Tenho medo que ela sinta fome e não fique bem alimentada. Acho que se eu não começar a dormir vou enlouquecer!

    ResponderExcluir
  40. Keila, por favor envie o livro pra mim também (luciana.go@gmail.com). O Pedro tem 8 meses. Dormiu a noite inteira até os 4 meses. De repente, passou a acordar. Acorda a noite toda... de 2 em 2 horas... Relutei muito em ensiná-lo a dormir.. mas sinto que não dá mais. Boa sorte a todas as mamães.

    ResponderExcluir
  41. Alguém pode me mandar o livro Nana Nenê em PDF?!Preciso dele pra rotina do dia! A minha bb tá com 25 dias dorme bem à noite, mas durante o dia passa mto tempo acordada e chora qdo não está no peito e acaba não respeitando o intervalo entre as mamadas...Meu e-mail é nuitvierge@gmail.com

    ResponderExcluir
  42. Olá, minha filha completou 2 anos, e até hoje ela não dorme a noite toda, acorda várias vezes para mamar no peito, sendo que fica mamando quase a noite toda. Além disso ela não come e não aceita nenhum leite a não ser o leite do peito. Quem puder me dar alguma dica e tbm me enviar o livro em pdf ficarei muito grata. Meu e-mail é lukono@yahoo.com.br
    obrigada

    ResponderExcluir
  43. Olá, por favor, alguém poderia mandar esse livro em pdf para mim também? Pois tenho um bb de 1 mÊs que acorda muito a noite, eu estou virando um zumbi, me sinto péssima.
    Obrigada,
    pati.barboza@uol.com.br

    ResponderExcluir
  44. olá,
    acho que vou tentar o método tb... meu bb tem 10 meses e é beeem difícil tb de dormir...
    enfim... tenho dúvidas... tipo, não pode dar mamadeira nem o peito lá pelas 23h??? O livro propõe que a criança durma 12 horas seguidas?
    Existe isso???
    Outra dúvida, não pode dar um colinho pra dormir, as 20h???
    gostaria do livro de PDF se alguém puder me mandar tb
    Agradeço mto
    Priscila
    priscila.basile@gmail.com

    ResponderExcluir
  45. Gente,
    eu to meio indignada!
    Estou lendo o livro, quase no final ja, e eu não li em nenhum momento que se deve deixar o bebê chorar até cansar, inclusive li o contrario, que bebê cansado não dorme bem. O metodo ensina a ir ao quarto quando o bebê chora e se mostrar presente, respeitando espaço de tempo, primeiro choro 1 min, segundo choro 2 min, terceiro 2 min... dependendo da epoca do começo do "treino". Acabei de descobrir que ha uma campanha mundial contra o livro, inclusive aqui no Brasil, e o que eu acho errado, não é ser contra o metodo, pois cada um tem o direito de gostar ou não, o que me agonia, é esse comportamento de rebanho das pessoas. Um diz que o metodo se baseia em deixar o bebe chorar até dormir (e se fosse isso não precisaria de um livro inteiro pra uma regra so) e todos acreditam! Na descrição da campanha contra o livro, esta escrito claramente isso. Eu nem sei se vou conseguir aplicar o metodo, porém, fico chateada em ver as pessoas contra algo que não conhecem realmente.

    ResponderExcluir
  46. Uma outra coisa. O livro não fala que a mama deve ser oferecida por 15 minutos, e sim que a rotina dos horarios de amamentação devem ser mantidos, excedendo no maximo 15 minutos. Exemplo: o bebe deve mamar as 2h, deve tolerar até 2h15min, e depois coloca-lo para mamar. Não sei se concordo pois ouvi muito falar sobre livre demanda, oferecer quando ele pedir. porém so gostaria e corrigir os dados, pois mais uma vez, tem pessoas odiando o livro por causa de uma informação errada.

    ResponderExcluir
  47. Boa noite!!!
    Meu bebê está com 8 meses, sempre muito calmo, dormindo a noite toda, mas começou a acordar algumas vezes na madrugada e para dormir só embalando e já estou ficando estressada. Se alguém puder me mande o livro em PDF por favor.
    Grata!!!
    Meu email: criscustodio23@hotmail.com

    ResponderExcluir
  48. Oi, li todos os comentários e me encontrei em várias situacoes, se puder me enviar o livro por e-mail, ficarei muito grata, meu e-mail é: julianatagliari@hotmail.com Parabéns pelo blog...

    ResponderExcluir
  49. oi gente... Pq que nunca ouvi isso antes... meu Arthur esta com 6 meses e eu só o bagaço... meu casamento indo pros ares... nao tenho paciencia pra nada... Arthur nao mama mais a noite desde os 3 meses, mas acorda de hora em hora chorando, só pra eu ir lah e colocar a chupetinha na boca... ai qdo eu começo a pegar no sono de novo ele grita lah do quarto dele... Meu Deus, preciso ler esse livro... por favor me enviem em pdf... meu email é: priangels@gmail.com Obrigada!

    ResponderExcluir
  50. Estou aqui lendo os comentários sobre o Nana Nenê e acho que é o momento de tentar... estou há quase 7 meses sem dormir, esgotada. Vocês conseguiram o livro em pdf?? Alguém poderia me enviar? Gratidão eterna. Meu e-mail anacecifranco@hotmail.com

    ResponderExcluir
  51. Gente, estou aplicando o método a 3 noites. Ontem ele não chorou nem 3 minutos e hj alguns segundos. É um milagre.

    Preciso de uma ajuda apenas com as sonecas durante o dia. Estas estão sendo mais difíceis. Como vcs fizeram?

    ResponderExcluir
  52. Eu não estou entendendo!
    Meu filho de 8 meses tem muita dificuldade para dormir então comprei o livro Do Dr Estivil e coloquei em prática há 2 dias. Ontem ele demorou 40 minutos para dormir e hj só 4. Mas no livro não fala para deixar chorando! Fala que é importante fixar uma rotina para a criança sentir segurança. Ontem e hj fixamos horários para a rotina e após o jantar contamos uma historinha, cantei musiquinhas, fizemos oração, coloquei-o no berço junto com seu bichinho de pelúcia e eu e meu marido fomos ao quarto dele de 3 em 3 minutos falar que o amammos e que ele precisa aprender a dormir. Desumano é não dar a ele a oportunidade de criar mecanismos para fechar os olhinhos e dormir por si. Até 3 dias atras ele chegava a passar 2 horas no meu colo chorando de sono e hj ele se " aninhou" e dormiu! Mas o Livro que li é do Dr Estivil. O outro é melhor? No livro dele, ele fala que não se deve deixar o bebê chorando até cansar, pois dormir não é um castigo e sim um momento gostoso e saudável da nossa vida. Quem quiser conversar e trocar idéias, meu email é cris.tha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  53. Minha bebê tem 7 meses e dormia bem, só acordava 1 vez durante a noite (li o livro da Encantadora de bebês)mas quando completou 6 meses começou a ficar chorona e acorda várias vezes a noite e não quer mais dormir durante o dia. Gostaria de receber o livro em pdf. Se alguém puder me enviar (diana.abrantes@gmail.com), eu agradeço.

    ResponderExcluir
  54. Olá!!! Alguém pode me mandar o livro em PDF!! janarv@yahoo.com

    ResponderExcluir
  55. Eu apliquei os métodos desse livro com minha filha desde o nascimento, e deu super certo!com dois meses ela já dormia das 23 às 5, e depois do terceiro mês, quando as cólicas passaram, ela passou a dormir das 21 às 7. Acredito que tudo temos que ter bom senso, tive que adaptar um pouco pois minha filha teve cólicas, mas o padrão de rotina do livro é sensacional. Passo o dia todo com minha filha, brinco, faço carinho, dou todo amor possível, mas na hora de dormir, ela vai para o bercinho dela e dorme sozinha. e é impressionante como o bebe se encaixa direitinho na rotina do livro. tudo o que o livro diz que vai acontecer, periodos de sono, etc, acontece. Ela é um bebe extremamente calmo e sorridente, e tenho certeza de que esses momentos em que ela chorou para dormir no começo ( pois hoje não chora mais ) não apagam todo o amor e carinho que é dado a ela durante todo o dia!
    obs: o livro já é antigo, foi escrito numa época quando os médicos diziam que o certo era oferecer os dois seios para o bebe. Oferecer um seio de cada vez é uma descoberta recente, inclusive toda minha familia estranhou quando meu médico falou.

    ResponderExcluir
  56. Olá muito obrigada por ter me mandado o livro.E já enviei para algumas amigas minhas...adorei o livro, pena que só fiquei sabendo dele quando meu Bebe já estava com tres meses,caso contrário teria aproveitado muito mais.No entanto se eu animar a ter outro Bebe vou tentar desde o início não deixar ninguém niná-lo para dormir.Este foi meu único erro de acordo com o livro, isso porque meu bebe já nasceu grande e continua grande e pesado e ter que niná-lo todos os dias doi os meus braços, mas tenho tentado aos poucos colocá-lo ainda sonolento para dormir no berço.Tem dia que dá certo tem dia que não.Penso que se tivesse feito desde o início não teria problemas.Mais uma vez muito obrigada!!!!!!!!!!!Adorei e recomendo também.Beijão

    ResponderExcluir
  57. Olá!! Adorei o blog, as dicas e os comentários... Meu bb tem 7 meses e não quer mais dormir no berço... se malguém puder enviar o livro pra mim agradeço.
    cristianeblima@hotmail.com

    ResponderExcluir
  58. Oi Gostaria muito de ter o PDF do livro .alguém pode me mandar?
    luana@pms.com.br

    ResponderExcluir
  59. Gente, alguem tem o pdf do outro livro "alem do nana nene"??? será que quem tiver pode me enviar: andreia.dviller@hotmail.com
    abraços.

    ResponderExcluir
  60. alguem pode me mandar o pdf do nana nene ?

    não aguento mais, minha filha de 1 ano não dorme no berço, nao desgruda de mim, minhas costas nao aguentam mais.

    me mandem o pdf pdf..desde ja agradecida...bjsss

    ResponderExcluir
  61. alguem pode me mandar o pdf do nana nene ?

    não aguento mais, minha filha de 1 ano não dorme no berço, nao desgruda de mim, minhas costas nao aguentam mais.

    me mandem o pdf..desde ja agradecida...bjsss
    aqui esta meu email carlaacasagrande@hotmail.com

    ResponderExcluir
  62. Também quero o pdf do livro. Se aguém puder me ajudar, agradeço
    cris.tha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  63. bom dia!
    gostaria muito de receber o livro em arquivo pdf, é possível? meu email é soniarealves@hotmail.com. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  64. Oi! Estou procurando muito este livro, tem como mandar pra mim????
    Meu e-mail é Carolina_inahara@hotmail.com

    ResponderExcluir
  65. Gente adorei esse blog! Está de parabéns li os comentários e realmente não é fácil. Sigo toda a regra de banho, comer e etc e minha filha esta dificil de coloca-la pra dormir viu... bom comprei um livro mas não é o mesmo, por favor se alguém tiver me mande por e-mail julinutricionista@hotmail.com obrigada e força para todas as mamães.

    ResponderExcluir
  66. Olá, Também estou passando pela mesma situação. Gostaria de receber o PDF, se alguem puder manda meu e-mail é Mariana_silvestrin1@yahoo.com.br. Grata

    ResponderExcluir
  67. Olá pessoal...
    Se alguém ainda tiver o pdf, por favor enviem para pedrita80@gmail.com
    Desde já obrigado,

    Samuel e Patrícia, pais de primeira viagem da linda Isabella

    ResponderExcluir
  68. Olá! Fiquei muito interessada em ler o livro! Será que alguém pode me enviar o pdf por email merciaeandre@gmail.com
    Desde já agradeço!
    Mercia

    ResponderExcluir
  69. Estou interessada no livro será que alguém poderia me enviar o arquivo em pdf: anamunizbr@yahoo.com.br. Tenho dois bbs que ainda não dormem a noite toda. Obrigada

    ResponderExcluir
  70. Prezados,

    parabéns pelo blog e comentários. Gostaria muito de receber o arquivo em PDF do livro. A minha esposa anda muito cansada, pois nosso lindo bebê tem dado trabalho nas madrugadas. Meu email é lawrence.andrade@gmail.com
    Um abraço e obrigado.
    Lawrence

    ResponderExcluir
  71. Olá. Meu bebê tem 3 meses e ainda não está dormindo direito. No mês que vem preciso voltar a trabalhar e isso me preocupa. Também gostaria de receber o livro em pdf. Alguém poderia me mandar, por favor...meu e-mail é: prijuruiz@yahoo.com.br
    Desde já, muitíssimo obrigada!

    ResponderExcluir
  72. Será que poderiam me enviar tb o livro em pdf. Vi que a Keila Morais se prontificou para quem quisesse, mas não consigo contato direto com ela. Meu e-mail é: moniquetvp@yahoo.com
    OBS: O yahoo só tem ".com" mesmo, se colocar: ".com.br" não recebo.
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  73. Olá. Estou interessada em ler o livro, gostaria que alguém me encaminhasse por e-mail. (ro.figueiredo01@gmail.com)
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  74. Mariana, parabéns pelo blog. Meu filho tem 1 aninho e acorda várias vezes durante à noite. Ainda é tempo de aplicar a técnica do nana nenem? Este livro existe em pdf? Como faço para conseguir? Meu e-mail é ivis75@hotmail.com
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  75. Estou com o mesmo problema. Tenho um menina de 1 ano 2 meses e ela não dorme desde quando nasceu. To desesperada e meu casamento ta comprometido, eu e meu marido estamos exautos. Por favor alguém me envie o livro, meu email é mayre.rodrigues@gmail.com
    Obrigada
    Aguardo

    ResponderExcluir
  76. Olá! Muito legal esse post. Eu também comecei um para falar do livro Nana Nenê (Gary Ezzo e Robert Buckman). Não tenho o pdf do livro, mas de um resumo que eu mesmo fiz e que posso compartilhar com quem estiver interessado. Também tenho um blog em que detalho os principais pontos do livro e compartilho minha experiência aplicando o que ele ensina! Se quiser conhecer, acesse http://www.maternidadeproativa.blogspot.com/.

    ResponderExcluir
  77. Olá, estou com 24 semanas de gestação e muito interessada em ler esse livro.
    Será que alguém pode me enviar o arquivo em PDF???

    Meu e-mail: larissa.glnd@gmail.com

    Desde já, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  78. Gente, todos sabemos que cada criança tem um jeito de ser e que isso é o que define a sua personalidade no futuro. Outra, se você resolveu ser mãe, é porque no mínimo deve estar disposta a dedicar integralmente pelo menos os primeiros 3 anos de sua vida ao bebê. O livro fala a respeito da criança chorar no berço, isso não significa que vocÊ deve deixar o pequeno chorar horas a fio. Pense na zona de conforto em que seu filho deve estar. Aliás esse não é o único assunto do livro. Não sou fã desse livro, mas temos que concordar que para a maioria das mães que não tem uma sogra, ou a mãe para ajudar, são muito apoiadas por essa leitura.

    Por isso mesmo existem muitos livros a respeito de relacionamento entre mãe e filho e cabe a você, encontrar o que se encaixa melhor a rotina.


    Kezia Chaves
    keziachaves@hotmail.com

    ResponderExcluir
  79. Olá mamães, por favor, me enviem o livro em pdf. Meu e-mail é cintiapsouza@hotmail.com
    Moro sozinha fora do Brasil preciso de ajuda e espero que o livro me aconselhe sobre muitas coisas. Obrigada

    ResponderExcluir
  80. Boa noite! Tenho uma bebezinha de quase 1 mês. É calminha, mas o sono é mto mais pesado de dia...a noite, demora mto mais para dormir. Queria mto aprender sobre essa técninca e gostaria q alguém me mandasse o livro em pdf, por favor! m eu email é ligiasouto33@gmail.com

    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  81. Olá, estou em final de gestação, e gostaria muito de também receber o pdf do livro. Meu email é jocelinehepp@yahoo.com.br. Obrigada e boa sorte a todas as mamães!

    ResponderExcluir
  82. Ola, meu bebe tem 2 meses e gostaria de saber mais sobre o metodo de rotina..alguem pode me enviar o livro em PDF? camila_peres@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  83. Olá pessoal,
    Uma amiga indicou este blog e estou amando. Vi que muitas passaram pelo que estou passando. Não vejo a hora de colocar em pratica com meu filho, Arthur de 1 mês. Ele briga com o sono.
    Quem puder me passar o livro em PDF, ficarei grata.
    Obrigada, Luciana
    lub_lub@ig.com.br

    ResponderExcluir
  84. se alguem tiver ele em formato pdf me mandem por favor
    deinakelly@hotmail.com

    ResponderExcluir
  85. Tenho um filho de 1 ano e 4 meses e não sei até hoje o q é dormir. Vivo estressada, desanimada, brigas constantes com meu marido.... Por favor se tiverem como mandar pelo e-mail eu agradeço de coração. Estou desesperada..... Dani e-mail: danyjv@gmail.com

    ResponderExcluir
  86. Olá! Também gostei muito das dicas. As pessoas que criticam o livro deveriam entender que existem diversas correntes para criação de filhos e cada um é livre para seguir a que achar que é adequada para sua família. Gostaria de receber o livro em pdf por gentileza.Meu e-mail é drielleflower@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  87. Olá mamães, estou a procura do pdf do livro nana neném se por um acasso alguma mamãe puderme passar . Desde já agradeço , beijos

    ResponderExcluir
  88. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  89. Meu nenê já está com 1 ano e 3 meses, agora que está mais calmiho e feliz. Ainda não apliquei o método, o problema é que ele ainda mama no peito, e dorme no mesmo quarto que nós, acorda várias vezes durante à noite e nem é para mamar, a impressão que dá que é só pra ver se eu estou ao lado!! Quero ler o livro para me auxiliar, alguém pode me enviar em PDF por e-mail: danielleajesus@hotmail.com. Sei que o pior já passou, mas ainda não está 100%. Obrigado e boa sorte para todas as famílias, pq começa errado...depois é difícil de consertar. Até

    ResponderExcluir
  90. Ola,
    Poderia me mandar o arquivo tb em PDF?
    d_schramm@terra.com.br

    Obrigadao!

    ResponderExcluir
  91. Olá..Tenho gemeas que completaram 9 meses, quero saber se ainda posso aplicar os ensinamentos, para assim adquirir o livro. Pois durante o dia dorme sozinha com tranquilidade agora a noite estão acordando demais e a uma dá um certo trabalho para dormir sem me ver por perto.

    ResponderExcluir
  92. Alguém por favor pode me enviar em PDF o livro...tô pra enlouquecer!!! jarlenebio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  93. POR FAVOR GENTEEEEE... ME MANDEM POR PDF ESTE LIVRO? leonardo.nogueira89@gmail.com Desde já agradeço a atenção de vocês.

    ResponderExcluir
  94. Bom dia, gostaria que se possível aluém me enviasse o livro por e-mai... não consigo baixá-lo na internet... tenho um bb de 9 meses que acorda a cada 1 hora... estou um "bagaço" e cada dia mais nervosa, acho que devido ao cansaço...rs. Obrigada... ld.farma@hotmail.com

    ResponderExcluir
  95. Ola, Keila Morais, teria como vc me enviar o livro por e-mail?? Tenho uma bebe de 21 dias que eh a Beatriz e um principezinho de 1 ano e 9 meses que eh o Leozinho, graças a Deus o Leozinho nao tem problema nenhum com o soninho dele, dorme super bem, soh que isso começou a acontecer ha +- 4 meses..quero mto implantar a rotina a minha pequena para que ela entre na mesma rotina do meu filho...

    Fico no aguardo...

    carol.m.pena@gmail.com

    ResponderExcluir
  96. Olá! Meu bb completa 10dias

    Fiquei muito interessada em ler o livro! Será que alguém pode me enviar o pdf por email para cheilarlm@yahoo.com.br

    abraço e fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  97. Carolina Gonçalves7 de abril de 2012 06:58

    Keila, vc que tem o livro em PDF pode me mandar??
    Muito obrigada.
    Carolina Gonçalves

    ResponderExcluir
  98. Carolina Gonçalves7 de abril de 2012 07:00

    Esqueci de colocar o meu e-mail: carolpgflu@gmail.com
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  99. Meu filho tem 10 meses e não está dormindo a noite, isto esta me deixando exausta. Ele dorme por volta das 21:00h, mas acorda umas 2horas depois, só vai dormir por volta das 4 horas da manhã.O médico me recomendou o livro nana nenê do Eduard Estivill, este livro e muito diferente do outro. Quem puder me enviar por pdf, ficarei grata. Meu email é antoniodoseguro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  100. Keila, td bem??? Vc poderia me enviar o livro em PDF???? Meu email é fabipett@gmail.com ; Li aqui alguns relatos e estou tendo as mesmas dificuldades....vou tentar! Vamos ver! Obrigada e boa sorte à todos...bjão

    ResponderExcluir
  101. Olá..Nossa filhota de 1 ano e 10 meses tem acordado umas 10 vezes por noite, a cada 30/40 minutos e já nao sabemos o que fazer!
    A psicologa da escola indicou o livro e queria saber se alguem pode nos enviar o PDF, por favor!!

    Desde já obrigado!

    admcarlosadriano@hotmail.com

    ResponderExcluir
  102. ola,li muitos comentarios a respeito desse livro,procurei ele porque o pediatra endicou.Gente eu tenho um rapaz de 4 meses e meio des do inicio tenho muito trabalho com ele,ele acorda a noite toda em hora em hora as vezes ate em 40minutos ele dorme e acorda,mas durante o dia nao dorme bem tambem,o medico disse deixa chorar mae.Ja fiz e faço toda vez que tou muito cansada só que meu pequeno nao se cansa e chora ate meia hora sem exagero mas nao dorme.percebi nele que quando ele dorme ele se meche muito,ele dorme de bruço mas qualquer coisa ja se vira para cima e ele é muito assustado,ai acorda.
    Dou peito,mamadeira com engrossante mas nada resolve,ja balancei,tambem ja coloquei para nina sozinho mas tudo que ja fiz foi em vao.sabe estou parecendo um zumbi acordo a noite toda em hora em hora e 6 e meia da mae levanto de vez e nao durmo mas.Me ajude acho que nao vou ter soluçao lendo esse livro porque nao vai resolver ele chorar.porque ja fiz de verdade e nao tive resultado.pathy maionesse

    ResponderExcluir
  103. Paty me mande seu e-mail pra eu te enviar o livro. No Aguardo.

    ResponderExcluir
  104. alguem poderia me mandar o pdf para eu ler? camomila82@yahoo.com.br. tenho um bebe de 5 meses e meio que dorme as 23, acorda 3-4-5 vezes a noite (as vezes nem mama) e levanta as 6. de dia, dorme 5 soninhos de 30 min. por isso ainda durmo no quarto dele ate hoje... meu casamento só nao acaba pq meu marido é muuuuuito paciente. mas a minha paciencia ta se esgotando. Como durmo mal, nao me aguento durante o dia, e tenho que cuidar do bebe e da casa. alem do que, é um bebe que chora o tempo todo.

    ResponderExcluir
  105. Keila Moraes, gostaria muuito de receber o PDF do livro, tenho uma bebe de 4 meses que não dorme sem mim e nem no proprio berço. Conto com sua ajuda cosalles@gmail.com MUITO OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  106. Keila Morais, vc também poderia me mandar livro em pdf? Meu e-mail: lucimarapsi@hotmail.com. Aguardo ansiosamente. Bjos e obrigada.

    ResponderExcluir
  107. Boa noite gente estou com o mesmo problema, minha filha esta com 1 mês e 20 dias e ela não dorme a noite so de dia , faço de tudo para acordar mas ela não acorda, e quando acorda fica irritada eu e meu marido estamos brigando muito, estou igual zumbi, hoje fui na pediatra e ela me indicou nana nenem dei o banho nela e coloquei para dormir vamos ver se vai dar certo gostaria muito de ler se alguem puder me enviar por email meu email. anapaulacezario2011@hotmail.com por favor me ajudem estou desesperada obrigada tenha uma boa noite .

    ResponderExcluir
  108. Keila muito obrigada!! Darei inicio na leitura e posteriormente por em pratica, a principio estou acostumando Helena no berço dela, que ja é meio caminho andado.....Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  109. Olá! Gostei muito dos comentários. Também gostaria de ter o pdf do livro. Teria como alguém me enviar no email thaisrmb@gmail.com ? Obrigada! Thais

    ResponderExcluir
  110. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  111. Olá pessoal!!! Meu nome é Verônica, estou com 6 meses de gestação e sou mãe de primeira viagem. Gostaria muito de ler o livro. Alguém poderia me enviar uma cópia em PDF? ve_martins@yahoo.com.br
    Eu agradeceria muito!!!
    Parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
  112. Keila, manda pros nossos emails por gentileza... Janinamoraes@hotmail.com e daniel@marktechbr.com.br.... Muitíssimo obrigada....

    ResponderExcluir
  113. Muito obrigada pelo arquivo Mayre!!! Vou começar a ler desde já! Verônica

    ResponderExcluir
  114. Keila manda o livro para meu email por favor,Mãe de primeira viagem agradece!!!!!! tamara.guel.wj@hotmail.com
    tatinha842011@hotmail.com

    ResponderExcluir
  115. Oi gente! Será que alguém poderia enviar o livro por e mail para mim? O endereço e lucianabreu@hotmail.com. Meu bebe esta com 4 meses e meio, e comecei a aplicar a tecnica durante a noite e tem funcionado. Durante o dia que esta mais complicado...obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  116. Se alguém puder me enviar o PDF do livro, estou muito interessada: camila.mslima@gmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  117. Pessoal, li todos os comentários e percebi que sou uma mãe que resisti, mas vou ler e me entregar as rotinas desse livro. sabe qdo a gente é mãe de primeira sente dó, pena e acha nossa, ele tá sentindo alguma coisa,e todas as vezes que vamos atendê-lo é mais uma manha...Meu pequeno levih tem 7 meses e desde então nunca mais dormi uma noite inteira o máximo que dormi foi 4 horas seguidas, depois disso, ele pica o sono! Imagina como eu e marido estamos!!! Mas hoje depois de uma noite daquelas (foram 5 levantadas minhas + 2 do Henrique entendi que precisamos fazer algo URGENTE!!
    Esse espaço nos ajuda a encontrar as conhecidências e entender que seu filho/a não é o único nessa situação e vc e sua familía precisam agir antes que o caos se instale!!
    Muito obrigada!! Volto daqui a 15 dias para contar os resultados, hoje começa a batalha!!

    ResponderExcluir
  118. Olá! Comecei a tentar a técnica do nana nenê e já estamos no 6º dia. Meu bebê tem 7 meses. Pensei várias vezes em desistir pq realmente é muito sofrido, mas antes de começar eu já havia tentado de tudo! Ele sempre acordava pelo menos 4 vezes por noite....O problema é que eu achei que o resultado seria uma pouco mais rápido. Nos 3 primeiros dias ele chorou por 30 min. no 4º e no 5º por 15 min, as hj já tem 30 min e nada ainda... Não consigo fazer nas sonecas do dia pq a babá não consegue...será que é por isso que está tão demorado? Só continuo pq durante esses dias ele realmente dormiu a noite toda!!!

    ResponderExcluir
  119. BOA TARDE!! JÁ ENCOMENDEI O LIVRO, PORÉM ESTAVAMOS( EU, MEU MARIDO E MINHA FILHA) COM A NECESSIDADE "URGENTE " DE MUDARMOSAS COISAS...CONVERSEI COM UMA PRIMA QUE ESTA COM O MESMO PROBLEMA QUE EU: MINHA FILHA TEM 1 ANO E 1 MÊS E ESTAVA DOMINANDO DE TAL FORMA QUE PRECISAVA MUDAR...COMECEI A NOITE PASSADA DEIXANDO-A CHORAR...UM CHORO QUE NÃO CAI 1 LÁGRIMA SE QUER...E TB ME VIA DURANTE O DIA E QUERIA COLO..NÃO É FÁCIL.ELA ACORDAVA DE 40 EM 40 MIN A NOITE TD....A NOITE PASSADA COMECEI A COLOCAR 1 ROTINA MAIS RIGIDA..ELA FOI DORMIR AS 21H 30 MIN..ACORDOU AS 24HS E CHOROU COM MUITASSSSSSS PARADAS DE CHORO....EU FUI ATE O QUARTO ALGUMAS VEZES , CONVERSEI COM ELA DIZENDO QUE A AMAVA MAS QUE ERA HORA DE DORMIR....ELA ELA FICOU NESSE CHOVE NÃO MOLHA ATE AS 4HS..DEPOIS DORMIU....E FICAREI FAZENDO ATE DAR CERTO...POIS LIMITES SÃO MUIIITO IMPORTANTES E DEVEM COMEÇAR DESDE AGORA..
    ATT ANA

    ResponderExcluir
  120. Ola Keila, por favor voce pode me enviar o livro em pdf kechris.sousa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  121. Também gostaria do PDF de alguém que já recebeu.

    jpcarvalho@gmail.com

    ResponderExcluir
  122. Olá Keila,
    Por favor, vc poderia me enviar o livro? Tenho uma bebe de 02 meses e pretende adotar uma rotina, principalmente de sono...
    O meu e-mail é valeria.cristina.santoss@gmail.com
    Super Obrigada :)

    ResponderExcluir
  123. ola gostaria qe me enviasse o livro nana nenem por email gisdeisy@hotmail.com

    ResponderExcluir
  124. Olá mariana
    Poderia me enviar o livro, meu email andreapires.pires@bol.com.br

    ResponderExcluir
  125. As pessoas que não leem o livro mas que palpitam que o livro prega o choro até dormir não sabem ler ou não têm compreensão de texto. Olivro prega a rotina. A rotina é um conforto para as crianças e para os pais, No começo (priemiros meses) temos que ter MUITA dispciplina. Sei que é dificil (tenho duas menias grandes, de 11 e 10 anos) e uma ilha de 3 meses. Nas primeiras, foi fácil aplica rotina, nessa terceira está bem dificil, pois temos a tendencia de mimar uma caculinha!!!! Posso atestar que o livro e a rotina (FUNDAMENTAL!!!MESMOS HORÁRIOS MESMAS ROTINAS....) FUNCIONAM. Tenho duas memnias independentes que são fantásticas. Agora veio o desafio da terceira... VAMOQUEVAMO!!!!

    ResponderExcluir
  126. Oi..estou precisando muito deste livro, se bem que não sei se esse livro se aplicaria pro meu filho que já esta com 7 meses, mas que esta com mta dificuldades pra dormir..ele não se entrega nem qndo esta mto cansado,além de sempre ter que estar com alguém perto e segurando a mão. Ele as vezes acorda 4, 5 hs da manha e não dorme mais..não sei se faço algo de errado se essa literatura seria a melhor. Vc teria alguma dica.

    meu email: julizor@hotmail.com

    ResponderExcluir
  127. Olá, gostaria de receber o livro em pdf. abreucamilla@hotmail.com

    Meu filho esta com 1 ano e 10 meses e só dorme depois de 1h-1:30h que fico no seu quarto assistindo DVD com ele em sua cama. As vezes acorda a noite as vezes não. Ele não se interessa por livros.

    ResponderExcluir
  128. Olá,
    Também gostaria de receber uma cópia do livro em pdf. Nossa filha irá nascer em menos de 2 meses e gostaríamos de nos preparar desde já. Alguém sabe a partir de quanto tempo já se pode colocar em prática os conceitos do livro?
    meu email é leandro.wo@hotmail.com

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  129. Alguem por favor me socorra meu filho tem 1 ano e 1 més e ainda mama a noite toda espero q esse livro me ajude...adorei bjssssssssss

    ResponderExcluir
  130. Oi,MAriana. Vc pode me mandar o PDF? Obrigada. elismachado21@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  131. Gostaria de receber o livro em pdf. Obrigada
    sintese_comunicacao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  132. Gostaria de ler este livro tambem.
    sraivamoto@gmail.com

    ResponderExcluir
  133. Olá! Li as principais lições e adorei, gostaria de receber o livro em PDF Pois tenho um filho de 1 mês e meio, e quero muito poder disciplina - lo logo cedo.Meu e -mail é kellynhacaetes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  134. Olá! Tenho um filho de 5 anos e agora, uma bebê de 1 mês. Apliquei a técnica no meu primeiro filho e foi uma maravilha. Gostaria que me enviassem o livro em PDF porque não me lembro mais dos passos e o meu livro está emprestado. Desde já agradeço.
    meiglejamille@gmail.com

    ResponderExcluir
  135. mariele.ribeiro@ig.com.br30 de maio de 2012 10:32

    por favor, vc poderia fornecer o pdf do livro pra mim? Obrigada.

    ResponderExcluir
  136. por favor, me envie o pdf do livro eu j´te agradeço, pois estou desesperada para dormir a noite toda.
    meu e-mail simuff@ig.com.br

    ResponderExcluir
  137. Tenho uma bebe de 3 meses que acorda de 3/3h pra mamar a noite. Também gostaria de receber o livro em pdf! Meu e-mail é: jujualvim@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  138. Oi Mariana adorei o seu blog e me identifiquei com muitos comentarios. Meu filho tem 9 meses só dorme na minha cama e mama varias vezes a noite, preciso de ajuda por favor me mande o PDF do livro... meu email ttatianesales@hotmail.com, obrigada!

    ResponderExcluir
  139. Adorei o blog. Deus lhe abençoe
    Felipe

    ResponderExcluir
  140. Olá ... queria muito ler esse livro também.
    Por favor, poderia me mandar no email jenypf.adv@gmail.com

    Desde já agradeço. Abraços !!!!

    Jeniffer

    ResponderExcluir
  141. Olá...Minha filha tem 5 meses e era uma criança super independente, pois quando nasceu ficou 10 dias na neonatal e la as enfermeiras não pegavão em função de ter varias crianças. Agora começou a só querer colo, faz um gritedo, chora parece que estão judiando dela, só que assim que pegamos ela no colo tudo passa. Não li o livro, mais acredito no método de deixar chorar, eles tem que ver que nos somos os pais e nos que mandamos e nos que damos as regras e não eles, hoje lendo os comentários do blog, tive a certeza que esse é um ótimo método e irei aderir hoje mesmo, pois é estressante só ficar com eles no colo e não poder fazer suas atividades em casa, não é bom ouvi-los chorar mais é necessário.

    ResponderExcluir
  142. Gostaria muito de ler o livro. Alguem pode me enviar por email - adri.schescho@gmail.com?
    Super obrigada! Tenho uma bebe de 2 meses...

    ResponderExcluir
  143. Olá, vou ser mamãe de primeira viagem e gostaria muito de ler esse livro. Tenho certeza que será muito útil. Obrigada! belafernandes10@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  144. caro amigo , parabens pelo resumo ,mais eu gostaria de ler o livro, favor me mandar ele por e mail vinnybraga1978@hotmail.com
    grato vinicius braga

    ResponderExcluir
  145. por favor vc pode mandar para mim, daianybcamargos@hotmail.com.br. Meu bebe tem 7 meses e ainda acorda pelo menos duas vezes de noite.

    ResponderExcluir
  146. Olá bom dia, parabéns pelo blog! Gostaria de pedir que por favor me envie o livro: lu_delfino@hotmail.com
    Muito obrigada, bjs

    ResponderExcluir
  147. Boa noite, gostaria de receber o livro: jeandeyvid@hotmail.com Obrigado!

    ResponderExcluir
  148. Lindo seu blog.Gostaria que me enviasse por gentileza o livro no email:
    cleyalody@hotmail.com
    Saude para toda a sua familia.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  149. Olá, parabéns pelo blog. Tenho um filho de 4 anos que até hj acorda a noite e dorme na nossa cama. Agora estou grávida de 39 semanas e não quero que isso se repita. Gostaria muito de receber o pdf deste livro. Desde já agradeço. pris_ap@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  150. Parabéns pelo blog. tenho um filho de 3 meses e já ouvi falar tanto deste livro que gostaria muito de lê-lo. Alguém poderia me mandar o arquivo em pdf. Obrigada. gnferreira.78@bol.com.br

    ResponderExcluir
  151. Olá! Tenho um filho de 11 meses e , até agora ele não dorme bem. Gostaria de tentar o método. Você poderia me mandar o livro rm PDF?
    Meu e-mail rocharenat@bol.com.br

    ResponderExcluir
  152. por fv me mandem o livro. aabmoreira@gmail.com. grta

    ResponderExcluir
  153. ola, eu tbm gostaria de receber o livro. grata carolinescintra@gmail.com

    ResponderExcluir
  154. Olá Mariana, também gostaria de receber o livro em pdf. Meu filho está com 8 meses e não dorme bem. Além disso é visível que nos dias que ele acorda mais a noite ele passa o restante do dia muito irritado, ou seja, ele não fica bem nem eu.
    Meu e-mail é paulasant_anna@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  155. Oi Mariana, tem uma bb de 1 mês e gostaria de já começar a rotina na hora de dormir. Vc poderia mandar o livro pro meu e-mail jujafagundes@hotmail.com
    Muito obrigada. Bjos!!

    ResponderExcluir
  156. Olá Mariana, Gostaria de receber o pdf também. Meu e-mail é thehonda@live.com. Obrigado

    ResponderExcluir
  157. Olá eu gostaria muito de receber o arquivo, tenho uma filha de 8 meses. Meu e-mail: silvia_araujo@hotmail.com
    Muito obrigada!
    Silvia.

    ResponderExcluir
  158. Olá! Tbm queria muito ler esse livro... Tenho uma filha de 6 meses!
    xcamilax@msn.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  159. Olá Tenho muito interesse em ler esse livro. tenho um filho de 1 aninho.
    VC poderia enviar o arquivo pra mim?
    Obrigada!
    Fernanda
    ffmo@ig.com.br

    ResponderExcluir
  160. Olá, gostaria muito de ler esse livro para melhor a qualidade do sono de todos de minha casa, principalmente a minha, sofro com dores nas costas e nos ombros.

    Meu email é fernandaebenjamin@gmail.com

    Obrigada

    ResponderExcluir
  161. Ola! Cai aqui no seu site porque estava a procura de ajuda para meu filho dormir. Ele tem 9 meses e acordava a noite so para colocar a chupeta e voltava a dormir. Mas agora ele acorda e so dorme se eu ou meu marido dormir com ele. estamos muito cansados e nao sabemos como ajudar meu filho a dormir.

    Eu li que vc tem o livro em pdf, meu email eh:

    barbara.villa@yahoo.com

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  162. Por favor me manda o livro!!! danyelipires@hotmail.com.
    Ficaria imensamente agradecida.
    Daniele

    ResponderExcluir
  163. Por favor me envia o livro, tenho um bb de tres meses que não dorme direito e também encontro problemas com a alimentação, meu email é neuminha_ieq@hotmail.com. Desde já agradeço. Neuma

    ResponderExcluir
  164. Olá mamães! Tenho uma bebê de 6 meses e meio, que hoje não dorme a noite toda por conta do nascimento dos dentinhos. Mas desde os primeiros dias ela dormia a noite toda. Sabem como? Eu nunca acostumei ela a mamar na hora certa (3 em 3 horas). Eu respeitava o soninho dela, e só dava mama qdo ela acordava. Assim, ela não acostumou a mamar de madrugada. Eu penso assim, se estiver com fome vai chorar... se esta tranquila dormindo, pq vou atrapalhar? Ela chegou a dormir 10 horas seguidas, sozinha, sem o famoso chazinho. Hj ela acorda uma, as vezes duas vezes a noite, pq os dentinhos estão nascendo e incomodam... mas mama e rapidinho dorme de novo.

    Boa sorte a todas......

    ResponderExcluir
  165. Vc podeira me enviar o arquivo em pdf?
    Por acaso vc tem o livro cor de rosa da encantadora de bebes?
    Meu email: CAMILLETOLEDO@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  166. Olá...tenho um bb de 1 ano e 2 meses, neste periodo ainda não tive uma bela noite de sono, pq ele ainda acorda de 2 ou 10 vezes por noite.
    Pode por favor me enviar o livro em pdf nana nene.
    glaciele_ribeiro@hotmail.com

    Muitissimo obrigada
    Glaciele

    ResponderExcluir
  167. Olá...tenho um bb de 8 meses, não consigo dormir direito, pois ele acorda vááááárias vezes a noite.
    Por favor me enviar o livro??
    andreianascimento19@hotmail.com
    Obrigada!!!!
    Andreia

    ResponderExcluir
  168. dúvida. acabei de ler o livro e tenha uma dúvida. minha bebe tem 3 meses e meio. se ela mama as 09:00 e termina as 09:30. e chega as 10:00 ela continua dormindo. devo acordá-la? ou faço de 4 em 4 horas, e as vezes de 3 em 3 horas? não entendi quando é para usar 3 horas e quando usa 4 horas?

    ResponderExcluir
  169. Ola! Minha bebe completou 3 meses e estou estudando rotinas de sono para escolher a que mais me identifico. Quero entender o metodo nana nene. Gostaria de receber o pdf. Meu email é mari_campello@hotmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  170. Olá!!! tenho um bebê de 2 meses e meio e lendo os comentário das outras mães percebi que o meu bebe até que dorme bem. O horário que ele tem o sono mais profundo é pela manhã, onde ele chega a dormir 6 horas seguidas... controlo a alimentação dele durante o dia para não deixá-lo dormir muito. O que está me preocupando é uma mamada dele ás 2hs da manhã! Faço a rotina do banho sempre às 20hs depois ele mama, brincamos e ele dorme às 23hs, mas acorda às 2hs, mama e dorme novamente lá pelas 4hs e depois só acorda pelas 10hs. Já tentei de tudo para acabar com esta mamada das 2hs, mas não consigo. Gostaria muito de receber o livro em pdf para tentar fazê-lo dormir mais à noite do que durante o dia... meu e-mail é michelledalmas@pop.com.br. Agradeço desde já a atenção!

    ResponderExcluir
  171. Olá, tenha uma bebê de 3 meses e meio que não dorme direito de dia. Á noite ela dorme e acorda de 3 em 3horas para mamar.
    Conversando com outra mãe ela me indicou este livro para leitura.
    Gostaria do arquivo em pdf. Meu e-mail é decaschionato@hotmail.com

    Obrigada

    ResponderExcluir
  172. Olá querida poderia enviar-me as dicas em pdf. estou precisando muuuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiito. desde já agradeço. carmfmelo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  173. Olá, encaminhei um e-mail para ti para que me disponibilize o livro para download.

    Grata

    Samara

    ResponderExcluir
  174. Oi Mariana, te pedi o livro por e-mail, e tu me enviaste.
    Queria agradecer profundamente, tu me pediste que viesse ao blog e publicasse os meus resultados, e por incrível que pareça tive resultado na primeira noite que usei a técnica para dormir.
    Fiz tudo como de habito na rotina da minha pequena Alice (de quase 11 meses), dei o banho dela por volta das oito horas da noite, e logo depois como sempre ela já está sonolenta. Tentei ao máximo mante-la acordada durante a mamada, então a coloquei no berço ainda desperta.
    Me sentei pertinho e resolvi ler um conto para ela adormecer, no começo ela reclamou bastante, mas antes mesmo que a estória terminasse ela já estava dormindo encostada nos protetores laterais do berço. E Durante a madrugada ela acordou, mas fiquei firme e não fui atende-la, em menos de dez minutos ela já estava adormecida novamente, e as cinco da manhã de novo, também me mantive deitada e nova,mente ela voltou a dormir em menos de dez minutos. As sete horas da manhã quando me levantei, tive que acordá-la para dar de mama, por que se eu deixa-se ela iria se estender mais um pouco.
    Dei o intervalo desperta até a hora da soneca, então as 9 desta manhã ela estava tirando uma sonequinha até a hora da próxima mamada as 10!!!
    Já estou surpresa com a facilidade que eles voltam a dormir, é incrível... quem deixa as crianças mal acostumadas são os pais mesmo.
    Não é o fim do mundo, ela chorou bem pouco, e sempre que percebi que ela estava dormindo fui vê-la, e estava em um sono bem profundo, tranquilamente.
    Muito obrigada, e assim que eu tiver mais novidades retorno.
    Beijos e Abraços.

    ResponderExcluir
  175. Amei o seu blog e preciso urgente do livro,vc pode enviar por PDF,meu e-mail é elinaidepg@hotmail.com

    ResponderExcluir
  176. olá minha bebê esta com dois meses e tambem acorda varias vezes a noite para mamar e da trabalho para voltar a dormir...poderia me enviar o pdf do livro?? franciele.miller@hotmail.com , se puder, desde já agredeço pois estou desesperada... n consigo dormir mais e nem ela. obrigada

    ResponderExcluir
  177. oeee
    gostaria de aplicar o metodo no meu filho elevai fazer 8 meses e naum dorme a noite toda fica acordando mas tb naum mama mais de madrugada ... naum sei o q faço ... mandei o e-mail qria mto ler o livro ... qq coisa amanda.pittad@hotmail.com

    obrigadooo
    bjosss

    ResponderExcluir
  178. oi...
    Gostaria de deixar aqui minha experiencia como tia, tenho uma sobrinha hoje com 8 anos mas desde pequenina nós aplicamos algumas regras como horario de comer, dormir (este ate hoje prevalece ela dorme as 21:30 sem precisar se estressar), quando nasceu o pediatra nos orientou que era normal a criança chorar ate 20 minutos apos verificar se tem fome, dor, a fralda se tudo estiver em ordem pode deixar que não faz mal e minha mae nos ensinou que desde que o bebe chega em casa não trocar a fralda anoite pra que não acostume mal....assim a criança vai crescendo e se desenvolvendo cada dia mais, não devemos deixar que o bebe nos domine, temos que educa-lo desde pequeninos para que não termos que educa-los quando adultos, só lembrando que quando minha sobrinha foi prá mamadeira com 1 e 6 meses ela mamava 1 vez na noite e antes dos dois anos tirei a mamada da noite ate pq era eu quem acordava pra preparar, foi dificil mas deu certo...hj estou gravida de 32 semanas espero conseguir impor as regras no meu pequeno qua vai nascer........boa sorte a todas mamães

    ResponderExcluir
  179. Gostaria de receber o livro em pdf ... Tenho uma filha de 10 meses que esta me matando de canseira e preciso por em pratica os ensinamentos desse livro urgenteeee !!! talitacampag@hotmail.com

    ResponderExcluir
  180. Também quero receber o pdf do livro, minha bebê ainda é bem novinha, apenas 20 dias, mas minha sobrinha aplicou na filha dela e deu super certo! fernandarcheto@bol.com.br ,abrçs

    ResponderExcluir
  181. Gostaria de receber o pdf do livro nana nenê. Tenho uma bebe de três meses e preciso de ajuda para que ela melhore sua rotina, sobretudo durante o dia pois ela dorme muito pouco, pelos comentários que observei.
    Agradeço desde já a atenção. Meu e-mail é chelenafc@hotmail.com

    ResponderExcluir
  182. Mariana, muito obrigada por enviar o livro. Meu bebê está com seis semanas e naum estou conseguindo manter o período mínimo de duas horas e meia entre as mamadas, se eu seguro o horário ele mama e dorme e não cristo que o faça ficar acordado. Alguém tem alguma dica?

    ResponderExcluir
  183. Olá, meu nome é Simone e meu principe completa 8 meses hj e ainda acorda várias vezes a noite. Por gentileza, gostaria muito de receber o livro em pdf..simoneormelezi@yahoo.com.br. Obrigada!

    ResponderExcluir
  184. Ola, tambem gostaria de receber o livro em pdf, meu email é luzinha_fisio@hotmail.com, muiito obrigada

    ResponderExcluir
  185. Ola se possivel enviar o livro por e-mail belinha250803@hotmail.com, desde ja muito obrigada

    ResponderExcluir
  186. Oi, poderia mandar o livro para o email irijr@hotmail.com. Obrigado desde ja

    ResponderExcluir
  187. Oi oi oi! Que maravilha que voce teve a gentileza de disponibilizar o livro e compartilhar conhecimento! Gratidão! Voce poderia me mandar o pdf para o e-mail cassiamilenass@gmail.com? Muita luz pra familia! Ahoooo

    ResponderExcluir
  188. Ola, preciso de ajuda com meu bebe andre de 06 meses. Pode me mandar o livro no email luizascoelho@gmail.com obrigada

    ResponderExcluir
  189. boa noite,por gentileza poderia mandar o livro para o meu email?krolribi@yahoo.com.br desde ja agradeço e to precisando urgentemente de ajuda :)

    ResponderExcluir
  190. Olá Mariana....minha filha ainda nao tem 2 meses mas já estou tentanto ensinar uma rotina. gostaria de ler o livro que vc tem em pdf, nana nene. poderia me enviar? dalila.nascimento@yahoo.com.br. Obrigada. Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  191. Poderia me enviar o PDF do livro nana nene? obrigada diascarmona@bol.com.br

    ResponderExcluir
  192. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  193. Poderia me mandar o livro em PDF? Tenho problemas pra adormecer minha filha e gostaria de aprender... fabiana.fernandes@gmail.com

    ResponderExcluir
  194. Comprei o nana nene hj na Saraiva...
    espero q de certo!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails